domingo, 21 de fevereiro de 2010

O trabalho

O trabalho tem sido árduo, pesado nas horas, intelectualmente... Há tanta coisa a pensar no mesmo doente. Não tenho visto situações muito complicadas e nada do frenesim de feridas e amputações e afins dos primeiros dias pós terramoto. Muitos olhares tristes, perdidos, muitas dores de estômago por falta de comida, muita sede e desespero. Mas também sorrisos... Os pequenos são sempre engraçados. Nunca na vida vi, e nunca mais vou ver, tanta sarna. O márcio é um trabalhador incansável. Acorda quase todos os dias por volta das seis horas da manhã para preparar 17 litros de leite de fórmula para as crianças que vivem no acampamento ao lado do nosso. Já por duas vezes tentei acordar para o ajudar mas confesso que não tenho conseguido. O trabalho dele proporciona fotos lindas como aquelas que podemos ver aqui.





Começou agora a chover como se não houvesse amanhã... a chuva vai tão rápido como vem mas deixa as suas pegadas (e as nossas) bem visíveis. Soube hoje que também aconteceu uma desgraça na Madeira. Também já sei que os familiares da A. estão bem. Espero que se resolva rapidamente e que não se perca mais ninguém.
Hoje fomos trabalhar em formato de clínica móvel (leia-se às costas) e fomos para uma favela no sopé das montanhas que rodeiam PAP. Estive cerca de 8 horas a trabalhar de pé sem parar um segundo.



 Fiz 70 consultas. O márcio media as Tensões arteriais, a temperatura e o pulso e fazia um primeiro apanhado dos sintomas (obrigado Márcio). Depois passavam para mim que as auscultava e fazia a avaliação final. Distribuimos preservativos masculinos e femininos. No final já mal me aguentava de pé...

9 comentários:

  1. mas mantém o sorriso! :-)
    keep up the good work e força!!
    um beijinho,

    cláudia b. marques (JMF)

    ResponderEliminar
  2. Força pessoal,depois vem a satisfação de ter sido util a alguem, e o prazer do dever cumprido.
    manuel

    ResponderEliminar
  3. É bom saber que estás bem. Abraço

    ResponderEliminar
  4. a quem interessar: http://www.jmfamilia.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1014&Itemid=27

    (reportagem aquando da partida do Dr. Ricardo Gabriel para o Haiti)

    CBM

    ResponderEliminar
  5. Ao Márcio e claro, a todos vós que aí estão, vai uma grande bem haja da Corporação de Valadares, sabemos que pode parecer pouco mas de certo que a vossa ajuda será sempre um bem mais do que precioso.

    Coragem e abraços de todos.

    ResponderEliminar
  6. Olá o meu nome é cláudia!Não me conheces,sou conhecida do Márcio.Sou amiga da nossa amiga Sandra Faria, a quem tratas te maravilhosamente bem o irmão acidentado. Aproveito esta oportunidade,Márcio, para te mandar um grande beijinho e felicitar a tua coragem e força.Acredito que exista quem possa mudar o Mundo, e TU és dos que MUDAM O MUNDO.
    Para todos vocês deixo um abraço de amizade e votos de um excelente trabalho. Cláudia

    ResponderEliminar
  7. Sim, aproveito para enviar um abraço ao Márcio.
    E também um obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Primo,

    Tenho-te lido em silêncio. Melhor, sempre com as lágrimas que acabam por cair, inevitavelmente. Enquanto agradeço a Deus o facto de nos permitir viver neste cantinho do céu, agradeço também o facto de existirem pessoas como tu. Que se entregam aos outros dessa forma. Admiro-te a coragem. A ousadia. E o amor que depositas na profissão que escolheste.

    Recebe. Abraços e beijinhos destas primas que te vão acompanhando de longe.

    Vera e Helena

    ResponderEliminar