quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Olhares sós...

As notícias são pouco frequentes, eu sei... Não há tempo... Prepara-se simplesmente um novo sistema de saúde e eu estou bem no meio da acção. A internet tem sido muito intermitente o que também não me permite disponibilizar o pouco tempo livre para poder descrever o que vou fazendo e sentido. Ontem as Nações Unidas lançaram o último relatório da catástrofe... 212.000 mortos, 1.200.000 pessoas a viver em abrigos e imaginem só... Cerca de 300.000 desalojados. Isto significa que há este número de pessoas que dormem na rua, que não têm qualquer sítio onde ficar. Hoje, às 5 pessoas a quem perguntem onde estavam, todas responderam na rua... Usando o pleonasmo do sentimento já descrito... quem é este povo que pede perdão, que se sente culpado dos pecados vividos que origiraram esta ira de Deus? São pessoas com vocês, como eu, como todos nós. Pessoas que gostam de um sorriso, de um carinho, de alguém que os ouça. Curiosamente a minha actividade clínica manifesta-se também no Haiti como prestador de cuidados primários. Hoje vi uma senhora de 76 anos que queria apenas medir a Tensão Arterial. E lembro-me constantemente de que é isto que adoro fazer. Contacto, o olhar do meu doente, a reação a uma afirmação ou acto médico. Já curei ansiedades apenas com as mãos, com a tranquilização com bruxaria e sensibilidade.

É um povo devastado... A menina que veêm na foto veio a correr para mim sem razão e abraçou-me e depois... adoptou-me... levou-me à sua mãe e tentou que eu desse a minha mão à mão da sua mãe... Adptou-me como o seu pai provavelmente morto sem explicação... Como consegui virar costas? Com dor, com um aperto de peso indescritivel... Tem perto de 3 anos... e este é olhar dela...
Continuamos a lutar pelos medicamentos, pelos bens médicos, pelos doentes e pela melhoria do seu futuro.

Penso que vamos conseguir deixar a nossa marca. Nem que seja nos pequenos sorrisos. No leite que lhes damos, nas camas que lhes proporcionamos, nos medicamentos que apenas só aliviam uma dor diferente daquela de que todos sofrem e que é intratável.
Os dias são cansativos e nem os chuviscos esporádicos refescam o ar quente e húmido das caraíbas.
Amanhã voltarei para os meus doentes... Para os doentes e pessoas de ninguém...

3 comentários:

  1. Que cara mais adorada!
    Em baixo são fotocopiadoras? A funcionar?

    ResponderEliminar
  2. Que bom que a menina pode abraçar alguém e receber carinho.
    São esses pequenos gestos que fazem bem a eles e também a nós que estamos aqui a ler,Obrigado.
    Muita Força,
    EC

    ResponderEliminar
  3. e volta tambem a este espaço para sabermos noticias!

    ResponderEliminar